facebook

Agora é só curtir!

twitter

Siga-nos!

YouTube

Assista nossos videos!

Artigos

Trabalho temporário – sua grande oportunidade (ou não)

*Alexandre Prates A construção de uma carreira de sucesso é determinada pela sua capacidade de aproveitar as oportunidades que se..

A- A+

Publicado: 09/05/2015 às 03h56min | Atualizado 10/05/2015 às 04h03min

*Alexandre Prates

A construção de uma carreira de sucesso é determinada pela sua capacidade de aproveitar as oportunidades que se apresentam, mas principalmente, pela sua coragem de buscar oportunidades e aceitar novos desafios.

Com a chegada do Natal, o comércio ferve, as indústrias ampliam a sua produção e surge uma necessidade vital para as empresas de contratar novos profissionais para atender a grande demanda de consumidores.

Uma grande oportunidade para as empresas ampliarem o faturamento nesse período, mas também uma enorme chance para os profissionais conquistarem um trabalho efetivo e mais do que isso, uma porta incrível que se abre para enriquecer seus currículos.

Para tanto, é preciso atentar-se a maneira como você se comportará diante deste desafio, afinal, só depende de você fazer desta oportunidade uma grande guinada profissional. Quer saber como? Algumas dicas podem lhe ajudar:

COMO TRANSFORMAR UM TRABALHO TEMPORÁRIO EM UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE CARREIRA: Começarei esse tópico com uma frase: “Não trabalhe por uma empresa e sim, pela sua carreira!”. Com essa frase quero lhe dar a dica mais importante para sua vida profissional. O trabalho pode ser temporário, mas a sua carreira, não. Se você encarar o trabalho na empresa como algo temporário, provavelmente se comportará dessa forma e não conseguirá bons resultados. O maior patrimônio de um profissional é a sua reputação, portanto, independente se você ficou apenas um mês na empresa, aproveite esse curto espaço de tempo para entregar grandes resultados e assim, valorizar o seu currículo. Além disso, como empresário e consultor de empresas, posso lhe garantir: uma empresa nunca dispensará um grande profissional. No entanto, o mais importante não é isso, o fundamental é cuidar da sua reputação e também pensar a longo prazo. A imagem que você transmitirá lhe conduzirá ou não para um futuro profissional promissor.

VALORIZE O SEU TRABALHO: a pior coisa que você pode fazer é acreditar que está naquele emprego até conseguir algo melhor. Você pode até não querer ser vendedor ou trabalhar no varejo a vida toda, embora seja uma grande carreira. No entanto, se você acreditar que o trabalho é algo maçante e não se dedicar, provavelmente essa é a imagem que ficará marcada em você. Se você decidiu atuar nessa área, comprometa-se com o trabalho, essa é a melhor forma de demonstrar a sua integridade.

ENCANTE AS PESSOAS: você nunca sabe quem pode estar diante de você naquele momento. Pode ser um grande empresário, sempre disposto a encontrar grandes talentos profissionais. Além disso, entenda que o cliente naquele momento está comprando algo importante para ele ou para presentear alguém, então, faça desse momento, um momento especial. Isso também é integridade!

PENSE NO FUTURO: o Natal é um período incrível para vender mais e ganhar um bom dinheiro. E com a chegada do final do ano, muitas oportunidades surgirão para gastar tudo. Não faça isso! Se o trabalho for realmente temporário, é importante poupar um pouco para que no início do ano você possa ter tranquilidade para buscar uma nova oportunidade. Quando estamos sem dinheiro, a tendência é aceitar qualquer trabalho. Se você tiver um fôlego financeiro, poderá analisar com mais calma as propostas de trabalho. E mesmo que esteja empregado, aproveite para fazer uma boa poupança e comece a construir a sua independência financeira.

Amigos, o varejo é uma grande oportunidade de carreira, afinal, quem aprender a vender, lidar com clientes, trabalhar com metas e sob pressão, está adquirindo competências vitais para atuar em qualquer cenário do mundo corporativo. A decisão de considerar o trabalho temporário como algo sem sentido é totalmente sua. Aproveitar essa oportunidade para construir uma reputação profissional valiosa depende apenas de você!

 

 

*ALEXANDRE PRATES é especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional. É também Master Coach, palestrante e autor do livro “A Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro” e da metodologia de coaching “Inteligência Potencial”. www.institutoca.com.br

**Do Editor


Escreva um comentário