Rede TV! Rondônia Nas mídias socias agora é só curtir seguir e assitir!
#EuCurto RedetvRO
Cidades

Secretário de Saúde de Ji-Paraná pede exoneração

Com a saída de Renato Fuverki da Saúde,quem deve assumir é o Gerente de Gestão em Saúde, Antelmo Ferreira

Por REDE TV
A- A+

Publicado: 13/03/2019 às 14h39min

Se preferir, ouça a versão em áudio
0:00/ 0:00

Renato Fuverki espera somente a publicação no diário oficial do Município para se desincompatibilizar da Secretaria de Saúde. Seu pedido de exoneração em caráter irrevogável foi entregue ao prefeito Marcito Pinto no dia 11 de março, permanecendo na função somente até a nomeação do seu sucessor; ele foi uma das primeiras indicações do então prefeito Jesualdo Pires, quando venceu as eleições, em 2012.

Foram seis anos de dois meses à frente da Semusa, uma gestão pautada pela austeridade e eficiência administrativa. Só com a folha de pagamento dos servidores, a economia foi 36,45%; e em mais de 30% a média de médicos contratados para o Hospital Municipal, que nos últimos anos se transformou em verdadeira canteiros de obras, com investimentos que beira a 15 milhões.

Renato foi um único secretário do Estado a conquistar o conceito “A” na avaliação do Tribunal de Contas e o único de Rondônia e o segundo no País com a maior nota na avaliação do Agenda Mais Acesso, que cuida da saúde reprodutiva da mulher, outro fator de descarte foram os procedimentos humanizando os partos, que reduziu as taxas de mortalidade infantil, regulação do sistema de saúde, aquisição de equipamentos e estruturação das unidades de saúde.

A atuação de Renato Fuverki foi decisiva para implantação do curso de medicina em Ji-Paraná, além de:

Implantação de Tomografia Computadorizada
Centro de Referência Ambulatorial Infantil
Aumento das Equipes de Estratégia da Família de 13 para 29
Implantação de Ouvidoria
Equipes de Saúde Prisional
Informatização da Rede Básica

Com saída de Renato o nome mais provável a ocupar a pasta seria a do gerente de Gestão da Semusa, Antelmo Ferreira, com 38 anos de vida pública. Farmacêutico e especialista em gestão de saúde, que já foi diretor do HM por duas vezes e secretário do Município. Antelmo é servidor do Município desde 2003

Confira a reportagem na integra:


Escreva um comentário