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Marcelo Freire

opinião

Publicado: 28/04/2017 às 10h53min

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A importância da BR-364 na geração de empregos

O crescimento do número de postos de trabalho pode ter como fator principal o processo de colheita da soja.

Os números apresentados pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontam que em março, pelo segundo mês consecutivo, o setor de transporte e logística mais contratou do que demitiu. O crescimento do número de postos de trabalho pode ter como fator principal o processo de colheita da soja.

De acordo com os números do Caged, o saldo positivo foi de 2.873 contratações em março, um sinal claro que a economia começa a se recuperar neste início de ano e, mais uma vez, a agricultura aparece no cenário para salvar a economia do país. O setor de serviços, principalmente em Rondônia, também apresentou crescimento.

O único problema em Rondônia, por causa dessa época do ano, é a falta de condições para escoar a produção de alimentos. A BR-364, principal rodovia federal que liga Rondônia ao Sul do Brasil, está em péssimas condições de tráfego e o tema será debatido hoje na Câmara Municipal de Porto Velho pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal.

A BR-364 se tornou a principal rodovia no escoamento da safra de arroz, milho e soja. A estrada também serve para escoar a produção de alimentos de parte do Mato Grosso e do Acre. A única balança que funcionava na região de Ouro Preto do Oeste, está desativa e os veículos estão transportando grãos acima do peso permitido, comprometendo a condição do pavimento da BR. Nessa época do ano, a forte chuva do inverno amazônico ajuda a aumentar as crateras na rodovia e o transito fica bastante complicado.

A previsão de crescimento da produção de grãos em Rondônia neste ano é surpreendente. Significa que teremos um número maior de caminhões transitando pela estrada e novas  contratações no agronegócio e setor de transporte. Mas para consolidar esse tripé do crescimento, é necessário o governo rever o contingenciamento de recursos no Ministério do Transporte. A pasta sofreu um duro golpe da gestão Michel Temer (PMDB) e algumas obras foram comprometidas em decorrência do contingenciamento de recursos.

A Comissão de Infraestrutura terá um papel importante na audiência pública de hoje. Buscar uma alternativa emergente e viável para garantir Rondônia a rota do crescimento. O governo já revelou que não tem condições de manter a BR-364 em boas condições de trafegabilidade. As péssimas condições da rodovia e a imprudência de alguns motoristas estão contribuindo no crescimento das estatísticas de mortes na BR. E o  Brasil precisa crescer e gerar empregos.


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