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Em tempos de crise, invista na solidificação da sua marca

Hoje, frente ao cenário econômico que dispensa comentários, muitas empresas e profissionais têm tido atitudes tímidas com relação ao..

Por Patricia Casseano*
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Publicado: 13/11/2015 às 10h36min

Hoje, frente ao cenário econômico que dispensa comentários, muitas empresas e profissionais têm tido atitudes tímidas com relação ao desenvolvimento de ações que contribuam para o fortalecimento da marca e de sua carreira. Porém, é justamente nesse contexto que digo que é preciso andar na contramão.

O que quero dizer com isso? A hora de investir em comunicação e relacionamento de modo a construir ou solidificar uma marca é, justamente, agora. Uma boa reputação não dispensa cuidados em tempos de crise. Por isso, focar todos os esforços em vendas, com soluções que tragam resultado em curto prazo, pode não ser o suficiente para obter os efeitos desejados, seja para uma marca ou para uma personalidade, como um autor de livros, por exemplo.

Perca o medo, ouse. Olhe para o seu orçamento e, se concluir que tem uma verba para investir em qualquer outra coisa, ou investir em sua marca, decida por sua marca. Afinal, hoje podemos contar com a força das redes sociais, da comunicação ágil por meio de blogs, sites, rádios e até mesmo da própria imprensa tradicional.

Em outras palavras, nunca houve tantas possibilidades para se superar um período de turbulência e, ao mesmo tempo, cuidar da imagem.  Orçamento limitado não pode mais ser desculpa, pois há estratégias de comunicação super eficientes que não necessitam apenas de investimento financeiro. Elas exigem muito mais da criatividade e do relacionamento.

Um case de sucesso me vem à mente nesse momento. Não faz muito tempo, uma empresária do ramo de estética estava um tanto quanto desmotivada com seu negócio. Ela havia decidido reformar sua clínica, nesse ano, para melhor atender ao cliente, mas não contava com o retrocesso econômico. Conclusão: com a sede fechada, ela passou a atuar em outro local que não a agradava e aos poucos seus clientes foram debandando.

Ela não tinha os maiores recursos do mundo, mas ainda assim, decidiu ouvir um especialista em comunicação e construção de marcas e foi surpreendida. Uma matéria sobre sua clínica e suas ações para superar a crise, divulgada em um dos maiores jornais da cidade, fez a situação mudar.

A clínica ainda não voltou para a sede oficial, mas a proprietária modificou sua percepção do negócio. Passou a acreditar mais em seu potencial, e tomou atitudes para investir em relacionamentos e na construção de sua marca. Em tempos de crise, ela investiu em comunicação enquanto seus concorrentes ficaram retidos em ações de vendas. Ela saiu na frente.

Se neste ponto do artigo você estiver pensando: mas eu não sei fazer isso. Minha resposta é “ainda bem”. Cuide de seu negócio, pois há especialistas para resolver essa questão para você.  A única alternativa que precisa ser descartada é a de que nada pode ser feito em tempos de crise. Escolha vender lenço, ao invés de chorar e invista em ações de comunicação que construam e solidifiquem a sua marca.  Depois disso, comemore os resultados.

*Patricia Casseano é jornalista, especialista em Estratégias de Comunicação para Construção e Solidificação de Marcas e CEO do Grupo Image, agência full em comunicação.


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