Rede TV! Rondônia Nas mídias socias agora é só curtir seguir e assitir!
#EuCurto RedetvRO
Cidades

Criação do Programa de Bem Estar do Servidor é bem avaliada

Iniciativa é elogiada pelos servidores do Município

Por REDE TV
A- A+

Publicado: 11/12/2018 às 08h36min

Se preferir, ouça a versão em áudio
0:00/ 0:00

O Programa de Bem-Estar do Servidor (PBES), da Prefeitura de Porto Velho, será difundido com maior leque de abrangência nesse próximo ano, mas já conquistou os servidores municipais pela realização de ações silenciosas nas secretarias. A coordenação dos trabalhos é feita pela secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Ana Cláudia Geraldes Magalhães.

A psicóloga Clarissa Soares da Silva Dias, que integra a equipe do PBES, disse que os atendimentos já iniciaram. “Oficialmente, será a partir de janeiro de 2019, com capacitação ao pessoal do setor de Recursos Humanos (RHs) de todas as secretarias, que o PBES passará a atender os profissionais”, salientou.

Segundo ela, a capacitação do RH é para que possam “perceber” os problemas nas equipes. “De forma bem tímida, os atendimentos já estão sendo feitos. Temos bastante servidores que estão sendo acompanhados e tem àqueles que já saíram da questão de atestado médico, retornando ao trabalho. Também estamos fazendo visitação a pacientes com doenças graves, entre outras ações”, informou.

Com mais de 30 anos no serviço público, a servidora Séphora de Brito foi uma das que receberam informações sobre o programa. “Achei a ideia super legal. Temos um número considerável de servidores que realmente precisa de um olhar mais especial. Envolvê-los num tratamento e atraí-los num retorno saudável ao trabalho, com certeza é um remédio”, destacou.

“Todas as palavras quepudesse usar para elogiar essa iniciativa, seriam poucas. Deve ser a primeira vez que isso acontece, com esse olhar. O lado feminino é sempre especial. A gente sabe que os gestores vêm e vão, mas deixar marcas é muito importante na administração”, complementou Séphora, ao reconhecer a atuação de Ana Cláudia.

Direitos desconhecidos

“O desenvolvimento do programa PBES é um avanço na proposta da Prefeitura com os seus servidores, principalmente na preparação à aposentadoria. Muitos não sabem como fazer ou proceder, o que buscar e o que necessita, quando se aproxima esse período. Muitos dos direitos são desconhecidos. Isso deixará o servidor muito tranquilo”, destacou o servidor Cristian Felipe Viana, sobre uma das ações que será desenvolvida através do PBES.

Apoio em momentos difíceis

O servidor Inocêncio Cabral Soares é um dos profissionais contemplados pelo PBES. Segundo ele, uma situação de alcoolismo não o deixava com vontade de voltar ao trabalho. “Tinha jogado tudo pro ar. As pessoas do Núcleo (equipe do PBES) me procuraram e viram a situação, pois eu tinha muitas faltas. Elas me ajudaram a voltar a atividade e, graças a Deus, estou vencendo, devido a essa ajuda e apoio. Estou indo ao trabalho todos os dias e com a força de vontade de sair do vício”, relatou emocionado.


Escreva um comentário