Rede TV! Rondônia Nas mídias socias agora é só curtir seguir e assitir!
#EuCurto RedetvRO

Autorizado início da obra de saneamento em Ji-Paraná

O projeto prevê a construção de mais de 170 quilômetros de redes que vão beneficiar mais de 100 mil moradores da cidade

A- A+

Publicado: 11/12/2018 às 16h21min

O projeto custará R$ 152 milhões à União e começará a ser executado rapidamente (Foto: Divulgação)

A manhã de ontem foi marcante para Ji-Paraná e toda Rondônia. Parlamentares da bancada federal, Governo do Estado e o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, assinaram a ordem de serviço que oficializa o início das obras de saneamento básico da cidade. Em 2015, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e membros da bancada federal assinaram o convênio entre a prefeitura de Ji-Paraná, Governo de Rondônia e o Ministério das cidades, concretizando hoje o grande avanço para os ji-paranaenses.

Para o senador Acir, a obra é uma conquista imensurável porque vai garantir mais saúde e qualidade de vida para todos. “São poucas as cidades que têm a coleta e tratamento de esgotos, por isso, comemoramos o resultado de mais um trabalho pela redução de riscos à saúde da população”, disse.

O projeto prevê a construção de mais de 170 quilômetros de rede que vão beneficiar mais de 100 mil moradores da cidade. O projeto custará R$ 152 milhões à União e começará a ser executado rapidamente. O ministro apontou que a liberação dos primeiros pagamentos pelo Ministério das Cidades libera deve ocorrer 20 dias após a apresentação dos documentos.

O senador Acir lembra que o plano de saneamento básico, drenagem urbana e manejo das águas pluviais da cidade começou a ser elaborado ainda na sua gestão como prefeito da cidade, entre 2000 e 2002, e foi concluído em 2013, no governo do prefeito Jesualdo Pires (PSB) e do vice-prefeito Marcito Pinto (PDT).

Segundo o ministro Alexandre Baldy, a região Norte do Brasil ainda é a região que menos tem a coleta de esgoto e, consequentemente, a que menos tem o esgoto tratado. Em todo o país são cerca de 103 milhões de pessoas que ainda não tem acesso ao tratamento sanitário e a União estima que sejam necessários meio trilhão de reais para a universalização do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário em todo o Brasil.

As estatísticas apresentam que um real investido em saneamento básico, são quatro reais que deixam de ser necessários para investimentos futuros na saúde. O senador Acir vai ao encontro da inciativa de prevenção e afirma “Tenho priorizado investimentos em saúde e esta é uma obra que além de melhorar a qualidade ambiental, tem impacto positivo na saúde da população”.

Daniel Pereira (PSB), governador do Estado, reforçou o compromisso e seriedade com todos os parlamentares federais para o início e conclusão das obras. “Agradeço a toda bancada pelo trabalho e tenho certeza que projeto vai ser acompanhado e fiscalizado pelos nossos parlamentares que vão levar adiante o compromisso de trazer mais obras para o Estado”, disse Daniel Pereira.

O prefeito da cidade, Marcito Pinto (PDT), agradeceu o engajamento da bancada em conseguir os recursos para Ji-Paraná e do empenho senador Acir Gurgacz, que desde de 2002 vem trabalhando pelo sucesso do projeto.



Escreva um comentário