Rede TV! Rondônia Nas mídias socias agora é só curtir seguir e assitir!
#EuCurto RedetvRO
Cidades

Autoridades de saúde, alertam a população para os casos leptospirose

O lixo jogado em locais inadequados será um fator preponderante com o início das chuvas.

Por REDE TV
A- A+

Publicado: 11/01/2019 às 15h22min

FOTO: REDE TV

O comunicado é atingo, além de fazer parte constante dos avisos primordiais nas campanhas voltadas a saúde pública pelos governos. O problema é que na prática, muitas pessoas insistem é desrespeitar a regra que pode fazer toda a diferença em periodos como estes que nós vivemos agora: o das chuva.

A mistura do lixo com a água das correntes atrai um visitante que está integrado no meio ambiente, inofencivo, mas quase ninguém o deseja por perto. Os esgotos a sua moradia predileta, os ratos se proliferam livremente. E quanto mais surgem, maior o risco da população ser contaminada com a leptospirose.

Em Porto Velho, a direção de vigilância em saúde, ligada a secretaria municipal, alerta os moradores. Neste periódo chuvoso, a população deve evitar entrar em contanto com a água contaminada. A mistura da água da chuva com a úrina do animal é fundamental para transmissão da doença.

Os sintomas da doença são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Mas os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.

Confira a reportagem na integra:


Escreva um comentário