Rede TV! Rondônia Nas mídias socias agora é só curtir seguir e assitir!
#EuCurto RedetvRO

Marcos J.T.

opinião

Publicado: 14/08/2018 às 14h00min | Atualizado 14/08/2018 às 14h07min

A- A+

A Trilha do Ouro na Serra da Bocaina traduz o Turismo de Experiência em sua essência

Relançada pela MW Trekking a travessia pela floresta do Parque Nacional da Serra da Bocaina leva o turista a uma imersão na historia.

Muito tem se falado em turismo de Experiência e, hoje em dia os turistas buscam, além de conhecerem lugares, vivencias que despertem sensações e que sejam únicas. A famosa Trilha do Ouro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina é capaz de trazer à tona estas sensações. As autênticas experiências no meio da floresta levam o turista a uma total conexão com a natureza e um retorno ao tempo conhecendo costumes e culturas que ficaram esquecidos no passado que podem ser vivenciados.

A MW Trekking que organiza roteiros pela Trilha do Ouro apresenta aos viajantes três abordagens de experiências vividas ao longo do percurso feito a pé que tem duração de três dias, saindo do portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, em São José do Barreiro (SP) chegando na praia de Mambucaba, Angra dos Reis (RJ).

As experiências vividas têm três abordagens: Ecológica, Cultura e Histórica. A ecológica salta aos olhos o tempo todo com uma interação que vai dos sons aos aromas. Não é raro durante a caminhada os turistas encontrarem animais silvestres, é comum se deparar saguis, macacos prego, quatis, tatus, pequenos roedores, serpentes, anfíbios e aves como arapongas, tucanos, tangarás dançarinos, jacu e uma rica flora. Nestes encontros os guias especializados em biologia explicam sobre as características de cada animal e planta.

 

A segunda vivência é a cultural, as casas dos colonos (antigas chácaras dos tropeiros) que ficam ao longo da Trilha do Ouro é uma verdadeira volta ao passado. São casas sem energia elétrica no meio da floresta e o fogão a lenha serve para o preparo da comida e possui uma serpentina que esquenta a água para o banho. O grupo experimenta sabores e sensações do tempo da avó. Muitos dos alimentos são elaborados em banha de animal, alguns alimentos tem sabor defumado por estarem sobre o fogão e pegam o gosto da fumaça, alimentos da roça são 100% orgânicos, estes sabores aguçam novos paladares e degustação de verduras existentes apenas neste local como a azedinha que lembra o agrião.

A terceira abordagem é a histórica e os guias contam sobre os primórdios da trilha que era usada pelos primeiros habitantes da região, os índios Guaianases, que pela mata virgem se locomoviam do Vale do Paraíba até as praias em busca dos recursos de acordo com as estações do ano. Os portugueses descobriram esta rota durante a caça aos índios e, alguns bandeirantes a usavam como trilha clandestina para escoar o outro e enviar para outros países como França, Holanda e Espanha para não se pagar o ouro. E somente no Ciclo do Café que se colocaram pedras na trilha para que os carroções de boi passassem com as sacas do café para escoarem até os portos de Paraty e Angra dos Reis.

Essas e outras experiências são vividas ao longo da trilha do Ouro como banho em cachoeiras como as Santo Izidro, cartão postal do Parque Nacional da Serra da Bocaina e a cachoeira do Veado com 200m de queda d’agua.

No próximo final de semana 17, 18 e 19 de agosto será realizada uma saída para o roteiro Trilha do Ouro. O valor desta programação sai por R$ 860,00 por pessoa com 10% de desconto no pagamento a vista e está incluído: transporte para a Pousada Recanto da Floresta no alto da Serra da Bocaina de onde dará o início o trekking, jantar e pernoite nas casas dos colonos e transporte de retorno de Angra dos Reis (RJ) a São José do Barreiro (SP), autorização de entrada no Parque Nacional da Serra da Bocaina e seguro viagem.

 

Próximas saídas para se programar

07, 08 e 09 de setembro de 2018 – Feriado da Independência

11, 12 e 13 de outubro de 2018 – Feriado de Nossa Senhora Aparecida

16, 17 e 18 de novembro de 2018

14, 15 e 16 de dezembro de 2018

 

Para saber mais sobre a programação e valores acessar o site: www.mwtrekking.com.br

 

Atenciosamente | Best Regards

Maria Helena Antoniadis

mariahelena@a3comunicacao.com.br

Contatos:  (11) 38326673 – 35301088

whatsapp – (11) 988923563

Rua Roque Petrella, 46 cj 705 – Brooklin Office – Brooklin

São Paulo – SP – Brasil


Escreva um comentário

sobre Marcos J.T. Oliveira

Marcos J.T. Oliveira nasceu em Minas Gerais, onde descobriu como eram interessantes as (lindas) experiências da infância! Estudou, cresceu e passou grande parte da vida em Petrópolis (RJ), a Cidade Imperial. Há quatro anos optou por viver na Capital Paulista para redescobrir muitas oportunidades unindo o útil ao agradável. É profissional de marketing, jornalista e produtor cultural. Na bagagem, traz a vivência da Universidade Católica de Petrópolis e Museu Imperial, Diário do Turismo, Allure Comunicação e Business4Travel. A participação em muitos projetos o levaram a redescobrir o mundo, que conta no blog sob sua perspectiva! Marcos é colaborador voluntário do Portal de notícias do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC Rondônia) desde maio de 2015. Autor do blog http://www.redescobrindo.net.

Arquivos de opiniões